domingo, 3 de novembro de 2013

"Jesus - O caminho, a verdade e a vida"



      Achei interessante postar o vídeo a seguir: 


      Não importa a crença religiosa, mas sim entender os ensinamentos de Jesus que fazem com que todo ser humano tocado por suas palavras caminhe em busca do progresso espiritual. O amor é a base para toda evolução moral, tanto individual quanto coletiva. Juntamente ao amor, vem o perdão e a humildade, porém é um grande desafio da humanidade evitar pensamentos transgressivos  de rancor, avareza, orgulho e suas terríveis consequências, pois a melhoria social está relacionada ao nível de consciência, ao equilíbrio entre pensamento e ação. Percebe-se tudo isso na oração ensinada por Jesus que nos revela "E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal". 
    A partir de parábolas e comparações  Jesus nos instrui sobre o caminho pelo qual o homem deve seguir para almejar a evolução espiritual, mas que só boas intenções não bastam. É preciso demonstrar através de comportamentos, amar, perdoar e servir ao próximo, colocar-se no lugar do outro para entendê-lo e respeitá-lo. Assim, Cristo nos ensina que servir é a ação mais sublime que um homem pode praticar.

   Hoje escreverei sobre a mais rica mensagem que, ao meu ver, Jesus deixou. É como se fosse um apanhado geral de toda sabedoria que  Cristo quis revelar aos nossos olhos - esse longo  e belo discurso foi chamado "O Sermão da Montanha". O Sermão inicia-se quando Jesus, ao percorrer a Galileia, faz multidões de seguidores. Ele começa a falar das bem-aventuranças, sobre tudo o que esperam os de bom coração para que deles seja feito o Reino dos Céus. Pelo sermão introduz-lhes a missão de passar o conhecimento ao próximo, em que os cristãos devem ser, por metáfora, o sal da terra, pois precisam dar sabor às palavras divinas, devem brilhar e fazer os outros brilharem.


     "Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos Céus.! Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados! Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra! Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados! Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia! Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus! Bem-aventurados os Defensores da paz, porque serão chamados filhos de Deus! Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque  deles é o Reino dos Céus! Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra  vós por causa de Mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós."                                                                                                                        (Mateus, 5: 3-12)


Sal da terra, luz do mundo


         "Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal perde o sabor, com que lhe será restituído o sabor? Para nada mais serve senão para ser lançado fora e calcado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre a montanha nem se acende uma luz para colocá-la debaixo do alqueire, mas sim para colocá-la sobre o candeeiro, a fim de que brilhe a todos os que estão em casa. Assim, brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus."
                                                                                       (Mateus, 5:13-16)


Sobre a reinterpretação da Lei de Deus

          Nesta mensagem Jesus nos revela que não tem a intenção de modificar a lei ensinada pelos antigos profetas, mas de forma lúcida, reinterpretar certas leis as quais, para aquele momento, pudessem levar à perfeição os dez mandamentos.


           "Não julgueis que vim abolir a Lei ou os Profetas. Não vim para os abolir mas sim para levá-los à perfeição. Pois em verdade vos digo: passará o céu e a terra antes que desapareça um jota, um traço da lei Aquele que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar assim aos homens, será declarado o menor no Reino dos Céus. Mas aquele que os guardar e os ensinar será declarado grande no Reino dos Céus. Digo-vos, pois, se vossa justiça não for maior que a dos escribas e fariseus, não entrareis no Reino dos Céus."
                                                                                                         (Mateus, 5:17-20)

       Sobre o materialismo:
       
      
     Não ajuntei para vós tesouros na terra onde as ferrugens e as traças corroem, onde os ladrões furtam e roubam. Ajuntai para vós tesouros no céu, onde não os consomem nem as traças nem a ferrugem e os ladrões não furtam nem roubam. Porque onde está o teu tesouro, lá também está teu coração. "(Mateus, 6:19-21)

A oração 
        Orar faz abrir caminhos, pensar no próximo, agradecer, mostrar o amor que está em nosso íntimo. Quando Jesus nos ensina a oração, também nos explica que deve ser feita em segredo, pois assim, Nosso Pai saberá a nossa prece, mesmo antes de nós a termos feito. O perdão também é primordial na oração. Pois, segundo Jesus, como podemos ser perdoados pelo Pai se nós não perdoamos o nosso próximo? O mesmo se diz sobre o julgamento: "Não julgueis e não sereis julgados. Porque do mesmo modo que julgardes, e com a medida que tiverdes medido, também vós sereis medidos." (Mateus, 7: 1-5)


       A regra de ouro ensinada por Jesus:
           "Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles." (Mateus, 7-12)


Nenhum comentário:

Postar um comentário